Trabalho Final

Atividade Final 

        Olá, Amigos leitores! Essa é a última das nossas postagens de atividades aqui no nosso blog. Como trabalho final da nossa disciplina, faremos uma linha do tempo de toda a nossa caminhada no semestre até aqui. Iremos relembrar e comentar sobre as principais atividades que desempenhamos durante o semestre e também sobre o nosso blog, ferramenta principal do nosso trabalho na disciplina de Diplomática. Além disso, vamos mostrar as lições aprendidas com essas atividades, a importância delas e uma avaliação de toda a disciplina. A seguir, assistam o vídeo que fizemos para trabalhar os temas mencionados anteriormente:






Essa parte que segue é uma forma de complementação do nosso vídeo. Lá vamos nós...


Nossa primeira atividade comentada aqui no blog será a atividade que realizamos no Arquivo Central durante uma de nossas aulas. Essa atividade foi baseada no Fábula do "Elefante e dos cegos", onde cada integrante do nosso grupo se encarregou de uma atividade específica. A divisão era feita da seguinte forma: 


Observador = Teria acesso a parte do arquivo central, mas só poderia observa-lo, sem poder anotar ou tirar foto daquilo que estava vendo;

Investigador = Com um especialista do arquivo, poderia ser feito qualquer tipo de pergunta ou questionamentos;

Jornalista = Perguntaria para pessoas aleatórias sobre o ACE;

Relator = Ao final da atividade, coletaria as informações dos demais para constituir a situação mais próxima do real.

Feito essa divisão, colocamos a mão na massa! O que destacamos dessa atividade foi,  em primeiro lugar, a importância de podermos ter mais contato com a documentação do Arquivo Central e conhecer o arquivo permanente. Outro aspecto interessante dessa atividade foi que ao término da atividade, tivemos que mencionar as espécies, os tipos e as séries documentais que estavam presentes no ACE. Nesse momento ainda estávamos tentando entender a diferença entre essas três definições e aplicar na nossa atividade de forma correta. Foi o início do trabalho sobre Espécie, série e tipo documental que nos ajudariam em outras atividades e na compreensão do conteúdo da disciplina. Seria um atividade que viria a ser importante também na preparação e na apresentação da nossa oficina.



Após essa atividade e com o caminhar da disciplina, foi possível entender a diferença entre esses três conceitos da Arquivologia e aplicá-los da forma correta nas outras atividades que vieram logo depois. Sendo assim, podemos defini-las como:

SÉRIE: Sequência de unidades de um mesmo tipo documental. 

TIPO DOCUMENTAL: Configuração que assume uma espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou. 

ESPÉCIE DOCUMENTAL:
 Configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas.

A seguir, comentaremos mais uma atividade que foi muito importante para o decorrer da disciplina.


Outra importante atividade foi quando aprendemos a utilizar a ferramenta Bizagi para a criação de Fluxogramas de processos. O Bizagi é um software gratuito de notação para mapeamento de processos, formalização do fluxograma que ilustra o trâmite do documento, ou seja, o caminho que o documento percorre desde sua criação até o seu arquivamento. Aprendemos a utilizar o Bizagi em uma aula no laboratório de informática da FCI. Após essa aula, foi designado que a gente fizesse um fluxograma com todas as atividades do grupo até aquele momento. A utilização do Bizagi foi de extrema importância pois nos ensinou sobre como fazer todo o trâmite de um processo, frisando a organização.


Outra atividade que foi desenvolvida durante o semestre proposta pelo professor, que também já havia sido realizada antes com outras turmas da disciplina. Essa atividade foi a da cirandinha. Funcionando da seguinte forma: Mediante a leitura do texto da Lucina Duranti, um aluno fazia uma pergunta inicial, um segundo respondia e depois faria outra pergunta que seria respondida por um terceiro aluno e assim sucessivamente. 



Por acaso já aconteceu de você olhar um documento e ter certeza de que ele é autêntico, mas que na verdade não passa de uma falsificação? Não? Pois foi exatamente o que nós fizemos nessa próxima atividade que vamos relembrar. Vamos lá!?


Na Atividade enganando Daniela, fomos instruídos a criar um documento que tivesse muitas características de ser autêntico, mas que deveria conter algum detalhe que não fosse correta e assim transformá-lo em um documento não autêntico. Deveríamos criar um documento com um erro tão pequeno, que deveria ser analisado por outros grupos e eles deveriam dizer se o documento era autêntico ou falso. Assim como os outros grupos tiveram que analisar e dizer se o nosso documento era autêntico, também analisamos os documentos de outro grupo. Ficamos muito orgulhosos, pois o nosso documento ficou tão bem "falsificado", que conseguimos enganar a turma.



Essa atividade foi muito importante pra entendermos o conceito de Autenticidade e entendermos também a importância da Análise Diplomática, que é a análise responsável por identificar se o documento é autêntico. Sendo assim, as lições aprendidas com essa atividade foram as seguintes:

Autenticidade: A autenticidade pode ser compreendida como o conjunto de elementos que caracterizam a confiabilidade de um documento. Por isso, para que um documento se torne autêntico necessita ser criado por entidade competente e possuir elementos que garantam sua existência, tais como assinaturas, carimbos, marcas d’água, etc.

Análise Diplomática: A análise Diplomática é a responsável pela análise formal do documento. Para isso, focamos em elementos extrínsecas como o suporte, o texto, a linguagem utilizada e se possui características como assinaturas e carimbos. Assim como os elementos intrínsecos, que se referem a características da estrutura formal do documento como: o protocolo inicial, protocolo final e a forma com o texto é escrito.

Análise Tipológica: A análise Tipológica é aquela que nos possibilita definir a função do documento. É através dela que definimos quem o criou, para quê e porque. Para isso, Analisamos as seguintes características do nosso documento


Clique no Link e veja nossa :Oficina Virtual



Por último, mas não menos importante, falaremos sobre o nosso Blog. Nossa principal ferramenta de comunicação com os outros alunos, com o professor e com os nossos leitores, foi um grande desafio para toda a turma. Apesar de todas as dificuldades que tivemos durante o semestre, seja com o blog, seja com a matéria da disciplina, acreditamos que essa foi uma ótima forma de aprender. O blog serviu como uma ferramenta de comunicação entre o nosso grupo e o professor, além de comunicação com os outros grupos. Além disso, foi também uma oportunidade de inovar na forma de trabalhar durante o semestre e apresentar as nossas atividades. Em todas as atividades, houveram dificuldades que nos ajudaram a crescer e aprender ainda mais.


Bom, essa foi uma retrospectiva de toda a nossa caminhada com o blog e na disciplina. Espero que vocês, amigos leitores, tenham gostado das nossas postagens, das informações que foram expostas aqui, da dinamicidade e do conteúdo do nosso blog. Agradecemos a todos que nos visitaram aqui, aos colegas de grupo e disciplina e ao nosso professor. Muito obrigado!


O trabalho final apresentado foi a forma encontrada pelo grupo para cumprir com o rascunho feito em sala. Em decorrência da intercorrência da greve geral, o grupo apresentou o vídeo solicitado pelo professor, que já estava dentro do proposto no nosso rascunho (abaixo) mais os tópicos que faltariam no vídeo, cumprindo com o objetivo da tarefa. 

Atividade: Rascunho do Trabalho Final



1. Apresentação do grupo e blog 
2. Apresentação do documento escolhido para ser analisado com as dificuldades do grupo
3. Construção da Oficina - apresentação do vídeo da oficina virtual
4. Lições Aprendidas em slides 
5. Dificuldades das atividades em slides
6. Avaliação da Disciplina. 

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