Atividades Individuais

Nessa página serão publicadas as atividades individuais.


Olá!

Para facilitar a visualização das atividades individuais  segue os links nos quais foi feito um arquivo compilado com as tarefas de cada integrante:

Andréa Brandão de Souza Princivalli Campos - Matrícula 15/0078734


Cássio Teixeira - Matrícula 15/0058179


Pedro Viera - Matrícula 15\0144148


Thatiany Santiago - Matrícula 15\0082118








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Atividade individual 06 - Análise das apresentações públicas das oficinas  de Diplomática

Andréa Brandão

Arquivo X:
O grupo explorou o conceito de autenticidade e propôs uma apresentação interativa na qual o ouvinte participava da apresentação simulando o trâmite documental do Termo de Compromisso de Estágio nos diferentes órgãos. O Grupo mostrou para o interlocutor a importância da guarda e preservação dos documentos como recurso de prova e testemunho.

De Volta para o Passado:
Este grupo apresentou a série documental do processo de contrato de locação de imóvel funcional da Unb. Nesta apresentação foram explorados de forma simples e de fácil compreensão para o público leigo os conceitos de fundo arquivístico:exemplificar que o contrato de locação gera documentos que ficam vinculados a dois fundos diferentes: Da Unb enquanto locador e do Locatário do imóvel, havendo portanto a existência de 2 produtores arquivísticos. O conceito de Trâmite documental foi explorado pelo grupo ao demonstrar o percurso do processo de locação dentro da esfera administrativa da Universidade. O conceito de autenticidade também  foi apresentado no qual o grupo demonstrou a importância da identificação de elementos autenticadores, como a assinatura digital.

Grupo Alpha:
O grupo apresentou sobre o processo do Projeto de Iniciação Científica - PIBIC . Foi apresentado o trâmite com o uso dos recursos do Programa Bizagi. Para chamar a atenção do público um dos integrantes se postou como cavalete de apresentação e anunciava para as pessoas que passavam a proposta de apresentação do grupo convidando para assistirem a apresentação. Foram entregues folder explicativos que faziam referência ao trabalho apresentado.

Diplogia:
Por meio de um Banner intitulado “Cadê o dinheiro que estava aqui” o grupo apresentou a série documental do processo de compras de material permanente na Universidade de Brasília. O grupo mostrou aspectos do contexto processual, mostrou ainda a importância na definição do rito processual uma vez que estes processos licitatórios exigem transparência e respeito as legislações.  

Novos Amigos:
O grupo fez uma apresentação onde os integrantes estavam caracterizados como formandos e dispuseram sobre uma mesa elementos que agregavam a apresentação oral dos aspectos conceituais análise da espécie documental Diploma de formatura de graduação os conceitos de autenticidade, a diferença entre produtor arquivístico e  emissor do documento.

Cássio Teixeira

Diplogia:
No dia da apresentação para o público o grupo fez uso do processo de compras de matérias permanentes da Universidade de Brasília como tema da oficina, proporcionando ao público uma noção e  a necessidade de cada parte integrante do processo de compras. Deram ênfase na importância de uma boa administração e uso do dinheiro público

Novos Amigos:
O grupo na realização da oficina  fez uma analise do documento Diploma, seu trâmite, autenticidade, diferenciações de emissor e produtor e os documentos que são gerados, tais como, a lista de prováveis formandos, caderno de registro. O grupo estava a carater vestidos de preto em com cape de formados, seu brinde inclusive era um mini canudo de formando.

De volta para o passado:
De forma atrativa com uma serie de elementos visuais apresentou como documento em foco o Contrato de Locação dos Imóveis Funcionais da UnB. Esses imóveis tem a finalidade de atrair e fixar os docentes e técnico-administrativo para a universidade. A todo tempo eles diziam “Venham morar próximo a unb”.

Forasteiros:
Documento de transferência obrigatória de curso, trata-se da forma de ingresso dos alunos em outras instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, independente de vagas, concedidas em casos específicos. A exposição do tema terá três etapas: requerente, SAA, Colegiado onde cada integrante do grupo exercerá um papel.

Bárbaros:
Apresentaram como tema a  documentação do PROMEMEU (Projeto Memória do Movimento Estudantil), o grupo contextualizoua respeito do projeto, Expicou conceitos relacionados a aula de Diplomática e Permanente 1, derão enfâse em uma dinâmica com fotos onde o intuito será uma analise tipológica e caracterização do fundo.



Pedro Viera

Os Bárbaros:
O grupo apresentou a sua oficina sobre o PROMEMEU (Projeto Memória do Movimento Estudantil. A apresentação do grupo baseou-se em duas dinâmicas que eles utilizaram para explicar sobre o tema e os conceitos arquivísticos abordados a partir do tema escolhido. Na primeira dinâmica, o visitante escolhia um documento aleatório e teria que fazer uma análise diplomática sobre esse documento. Posteriormente, o grupo auxiliava na correção da análise, caso fosse necessário e explicava com um pouco mais sobre a análise diplomática de documentos. A segunda dinâmica era com algumas fotos, do Museu, onde o visitante tinha que fazer uma descrição da foto.

Quarteto Diplomático:
O grupo apresentou sobre a mudança de curso na UnB. Na apresentação eles mostraram todos os documentos e os requisitos necessários para a troca de curso e também simularam como é o passo a passo desse processo.

Arquivo X:
O tema do grupo foi sobre a reintegração de aluno. Na apresentação deles, foi apresentado ao visitante todo o trâmite do processo de reintegração, as dificuldades encontradas pelos alunos que fazem essa requisição, além de uma explicação muito dinâmica sobre os conceitos arquivísticos envolvidos nesse tema.

Grupo Alpha:
O grupo apresentou sobre o PIBIC. O grupo utilizou recursos lúdicos para mostrar e explicar sobre o que trata este tipo de projeto e qual a sua importância no meio acadêmico. Além disso, o grupo também explicou os conceitos arquivísticos envolvidos no tema e os documentos que fazem parte desse Projeto de bolsas, desde o seu início.

Desarquivando:
A apresentação do grupo foi sobre os convênios da UnB com outras instituições de ensino superior. O grupo falou sobre os trâmites, os requisitos e os documentos que são necessários para um intercâmbio. Além disso, o grupo falou também sobre a questão da autenticidade, abordando os aspectos arquivísticos sobre o assunto. Eles também mostraram algumas fotos de países onde as universidades fazem intercâmbio com a UnB.


Thatiany Santiago



De Volta para o Passado: 
O grupo explicou os conceitos de Arquivologia e Diplomática relacionando com os Contratos de Locacao dos Imóveis funcionais da UnB. Eles, em suma, apresentaram o trâmite dos documentos, como solicitar o imóvel e os procedimentos da solicitação. Abordaram, ainda, conceitos de autenticidade a fim de se evitar fraudes nos processos, como exemplo, falaram da assinatura digital. Falaram da guarda dos documentos como finalidade de prova e a assinatura de presença da oficina foi uma chave do imóvel, como se tivéssemos alugado um apartamento. Excelente oficina!

Novos Amigos:
O grupo explicou o processo de homologação de diploma na UnB. Vierem vestidos de formandos e de forma bem didática explicaram os conceitos da disciplina e trâmite.  A dinâmica do grupo foi bem criativa, onde os visitantes encaixavam sinais e símbolos que dão autenticidade do documento como maneira de explicar esses conceitos de Diplomática. 

Diplogia:

Assim como os demais grupos, o grupo  explicou conceitos e trâmites considerando os documentos envolvidos no Processo de Compras de Materiais Permanentes da UnB. Focaram na autenticidade dos documentos e nas fraudes e colocaram o famoso caso da lixeira do reitor para explicar a corrupção por meio dessas fraudes. O grupo discutiu bastante a questão do produtor arquivístico do documento. 

Arquivo X:
O documento escolhido pelo grupo foi o Termo de Compromisso de Estágio. O grupo recebeu os visitantes fazendo-os passar pelos procedimentos para o aluno iniciar um novo estágio, assim esclareceram os trâmites dos documentos e explicaram os conceitos da disciplina. No final, o brinde foi o visitante com o termo de estágio assinado.

Alpha:

O grupo explicou os Projetos de Pesquisa realizados na UnB focando nos processos e explicando os requisitos e procedimentos para o Programa, destacando os conceitos de Diplomática e Permanente.



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Atividade individual 05 - Prévia da apresentação da Oficina de Diplomática


Andréa Brandão


Apesar de não estar presente na aula em que foi apresentado o esboço da apresentação do trabalho, conversei em momento posterior com alguns membros dos grupos e estes me explicaram que irão apresentar seus trabalhos

Forasteiros:
O grupo irá explicar o conceito de "Processo de Transferência de Curso", todo o trâmite processual, irão expor sobre os documentos que compõem o processo de solicitação de transferência e oferecerão uma cartilha para as pessoas que assistiram a apresentação contendo a listagem de todos os documentos necessários para formalização da requisição.

Arquivo X:
Irão apresentar o documento "Termo de Compromisso de Estágio Não Obrigatório". O grupo focará a apresentação na explicação do trâmite do Termo de Compromisso, irão detalhar passo-a-passo todos os órgãos e setores pelos quais o documento deverá circular, usaram o programa "Bizagi" para demostrar os fluxos dodocumento. A Apresentação utilizará um banner para facilitar a didática da explicação. Também realizarão uma dinâmica, exemplificando o conceito de fundo arquivístico, irão mostrar que o Termo de Compromisso gera 4 fundos arquivísticos diferentes. A apresentação é dinâmica e conta com a interação do público que assistirá a apresentação.

De Volta Para o Passado:
O grupo irá apresentar "O Contrato de Locação de Imóveis Funcionais da Unb". O grupo irá apresentar o conceito e finalidade da existência de imóveis funcionais, explicando o conceito histórico da existência de imóveis da Unb com a intenção de acomodar professores e pesquisadores de universidades e centros de pesquisa de outras cidades ou países que eram convidados para lecionar e trabalhar na Unb. Irão explicar ainda, o trâmite do processo de locação e irão explorar o conceito de autenticidade de documentos nato digitais. Irão falar sobre assinatura digital. A apresentação será dinâmica, contará de atividades que propiciam a interação dos apresentadores e com o público e também terá um banner para expor as explicações de forma didática.

Desarquivando:
Irão apresentar o processo "Convênios Celebrados entre a Unb e Instituições Estrangeiras" irão citar o Programa de Intercambio Estudantil "Ciências Sem Fronteiras". Irão expor o trâmite processual, irão explicar o foco do programa. Irão ainda expor sobre o conceito de autenticidade documental utilizando este tema. Explicaram ainda a formalização de convênios para consecução do programa.

Cássio Teixeira

Novos Amigos:
O grupo fará uma analise do documento Diploma, seu trâmite, autenticidade, diferenciações de emissor e produtor e os documentos que são gerados, tais como, a lista de prováveis formandos, caderno de registro.

De volta para o passado:
Tem como documento em foco o Contrato de Locação dos Imóveis Funcionais da UnB. Esses imóveis tem a finalidade de atrair e fixar os docentes e técnico-administrativo para a universidade.

Forasteiros:
Documento de transferência obrigatória de curso, trata-se da forma de ingresso dos alunos em outras instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, independente de vagas, concedidas em casos específicos. A exposição do tema terá três etapas: requerente, SAA, Colegiado onde cada integrante do grupo exercerá um papel.

Bárbaros:
Documentação do PROMEMEU (Projeto Memória do Movimento Estudantil), o grupo irá contextualizar a respeito do projeto, Vai explicar conceitos relacionados a aula de Diplomática e Permanente 1, farão uma dinâmica com fotos onde o intuito será uma analise tipológica e caracterização do fundo.


Pedro Viera


Forasteiros:
O grupo planeja apresentar a oficina sobre o processo de transferência obrigatória. Para isso, o grupo planeja mostrar o passo a passo de todo o processo, através de um fluxo do bizagi, e os documentos necessários.

Os Bárbaros:
O grupo vai falar sobre o PROMEMEU (Projeto Memória do Movimento Estudantil). O planejamento do grupo é fazer uma apresentação em forma de uma dinâmica e cada um do grupo ficará responsável por uma parte da dinâmica. O grupo planeja mostrar algumas fotos do PROMEMEU e também pedir que o visitante faça uma análise diplomática dos documentos.

De volta para o passado:
Esse grupo irá apresentar sobre o documento de Locação de Imóveis da UnB. Eles farão uma abordagem histórica sobre o documento, explicar o que são os imóveis funcionais e falar mostrar todos os trâmites do processo de locação.

Desarquivando:
O grupo  irá falar sobre os convênios da UnB com outras instituições. Pretendem apresentar todo o trâmite do processo de uma forma bem clara. Planejam também mostrar a importância da arquivologia e da Diplomática.


Thatiany Santiago

Bárbaros:
o documento analisado do grupo foram as fotos do Projeto Memória do Movimento Estudantil. Como forma de apresentação o grupo utilizará essas fotos para aplicar os conceitos de diplomática. Colocarão as dificuldades do Arquivo em relação a essas fotos, em especial para definir o contexto delas. O grupo fará uma dinâmica relacionado a isso.

Arquivo X:
o documento escolhido pelo grupo foi o Termo de Compromisso de Estágio. O grupo irá tratar dos procedimentos para o aluno iniciar um novo estágio, focando os trâmites dos documentos gerados em uma atividade prática com o visitante. Essa prática servirá, ainda, para colocar os conceitos arquivísticos.

Alpha:
o documento focado pelo grupo foi Projetos de Pesquisa realizados na UnB. O grupo claramente explica o PiBic, programa de Bolsas, como fomento à pesquisas e à iniciação científica. Tema relevante para o ambiente da Oficina. Os requisitos e procedimentos para o Programa serão abordados para destacar os conceitos de Diplomática e Permanente.

Desarquivando:
o documento do grupo é referente à intercâmbio. O grupo irá apresentar os trâmites desde a seleção do convênio, passando pelo destino até o processo final em formato de diagrama espinha de peixe para um visual mais didático. Com isso eles ressaltarão  a importância da arquivologia e das disciplinas de Diplomática e Permanente.




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Atividade individual 04 - Elaboração do bizagi

Link geral do post no blog do professor: http://dtdvirtual.blogspot.com.br/p/bizagi.html


Executada por Andréa e Cássio



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Executada por Thaty e Pedro






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Atividade individual 03 - Ciranda Cirandinha

Link Geral: http://dtdvirtual.blogspot.com.br/p/autenticidade-e-veracidade.html

Andréa Brandão

Pergunta da colega Amanda: Qual a finalidade de uma análise diplomática?

Minha resposta: Segundo Duranti 1995, a Diplomática se concentra na origem, na constituição interna, na transmissão e na relação dos documentos envolvida entre seu criador e o seu próprio conteúdo, com a finalidade precípua de identificar, avaliar, e demonstrar a verdadeira natureza do documento.


Minha pergunta: O que é um documento pseudo original?


Cássio Teixeira

Pergunta do colega Bruno: Qual o propósito da crítica documental?

Minha resposta: O propósito original da crítica documentário foi para descobrir a autenticidade histórica de documentos através da identificação de sua autenticidade diplomática (referindo-se simultaneamente a genuinidade), com a suposição tácita de que ambas coincidiam automaticamente. Tal suposição teve algum fundamento no séc. XVII, porque os únicos documentos que foram levados em conta eram diplomas solenes supostamente emitidos por chancelarias reais e papais e havia pouco espaço para essas chancelarias proverem informações falsas através deste formulário.


Minha pergunta: Pergunta: Segundo a autora como se caracteriza uma cópia simples?


Pedro Viera

Pergunta do colega ...:

Minha resposta:

Minha pergunta:


Thatiany Santiago

Pergunta do colega Paulo:
Como a falta de padronização de certos documentos pode dificultar a identificação e o funcionamento de um arquivo?

Minha Resposta: Depreende-se do texto a ideia de que a sociedade cria informações múltiplas e fragmentadas o que engessa e confunde a compreensão do documento, da sua função. Por sua vez, dificulta-se entender os acontecimentos, sejam eles legais, históricos ou administrativos, dos documentos de arquivo. Ora, se há múltiplas informações fragmentadas de um assunto, como, por exemplo, um historiador pode averiguar os fatos sem obter todas as informações do seu campo de pesquisa? Isso porque, como o arquivista vai olhar esses documentos fragmentados e saber que eles fazem parte de um só quebra-cabeças dada essa multiplicidades e variedade da informação? Assim, muitas vezes um documento pode parecer inútil por si só, mas que se dentro de um contexto, de um acontecimento conhecido, com as informações espalhadas em outros documentos, ele teria total sentido. Em suma, o que acontece é que, na maioria das vezes, para compreendermos um documento, é necessário reunir um leque de diferente fontes de informações. Isso dificulta o funcionamento de um arquivo, uma vez que este possui a função de tornar a informação acessível, completa, compreensível e de forma rápida.
Há, ainda, a problemática de que há um impacto importante nos processos de identificação e seleção das fontes que são necessárias preservar frente à diversidade de instituições que produzem documentos, por exemplo, sobre a mesma pessoa, interferindo também na funcionalidade do arquivo.

Minha Pergunta: Qual o objetivo da análise diplomática das cópias?




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Atividade individual 02 - Discutir individualmente a importância da diplomática para a arquivologia usando algum documento de exemplo. 

Andréa Brandão
A importância da Diplomática

A diplomática contribui no fazer arquivístico nas tarefas de rotina como na identificação, secção, ordenação, descrição e até na comunicação e divulgação/publicização.É importante o suporte de informações históricas, contextuais, orgânicas, administrativas, legais e diplomáticas. Estas informações permitem uma melhor avaliação da natureza arquivística dos documentos. A diplomática oferece uma análise da relação das ações desde a fase da criação do documento. Ao avaliar aspectos como a autenticidade documental. A Diplomática analisa os elementos formais do documento para verificar sua autenticidade, ou seja, avaliav se aquele documento possui os elementos (caracteres internos e externos) necessários para que possa ser considerado autentico.


Cássio Teixeira
A importância da Diplomática

      A diplomática tem como característica estudar e  identificar estruturas formais que darão autenticidade  a certos documentos. Os procedimentos para essa analise depende de um contexto ao qual estará vinculado o documento, sua razão de existência e finalidade. Tendo como exemplo um formulário de empréstimo em branco, analisamos unicamente sua forma, se atende a uma finalidade, se tem características que o ligam a uma instituição,  atribuindo-lhe razão de existência. Em uma segunda etapa, com um formulário preenchido, por meio da diplomática e suas metodologias  pode-se averiguar se as informações são verídicas, dando um respaldo de autenticidade ou não. Perceba que o documento em branco pode por si só, pode ser atestado como autentico, isso se deve as características de forma e estrutura.

Pedro Viera
A importância da Diplomática

      A diplomática é o estudo responsável pela análise da espécie documental. Os aspectos formais do documento são analisados pela Diplomática, de forma que possa ser avaliado em relação à sua verdadeira natureza e também a sua autenticidade. Justamente por isso que a Diplomática é tão importante para a arquivologia, pois ajuda a destrinchar as informações e o conteúdo de um determinado documento e revelar se ele é ou não um documento autêntico. Em muitos casos, essa análise deve ser feita minuciosamente, pois existem falsificadores e pessoas que criam documentos quase originais, com erros quase imperceptíveis e que posteriormente podem causar problemas graves para as pessoas, empresas ou o governo, por exemplo. Um caso que pode ser citado são as escrituras de terrenos, que são documentos falsificados com uma certa frequência e que causam muita dor de cabeça ao GDF. Além da questão de utilizarem métodos para "envelhecer" o papel, muitas informações são alteradas para que esses falsificadores consigam vender os terrenos e lucrar com essas falsificações.



Thatiany Santiago
A importância da Diplomática


      Analisando o objeto da Diplomática feito por alguns pesquisadores como Carucci (“é a unidade arquivística elementar, analisada enquanto espécie documental, servindo-se dos seus aspectos formais para definir a natureza jurídica dos atos nelas implicados, tanto relativamente à sua produção, como a seus efeitos.” e Duranti (“concentra-se na gênese, na constituição interna, na transmissão e na relação dos documentos entre seu criador e o seu próprio conteúdo, com a finalidade de identificar, avaliar e demonstrar a sua verdadeira natureza.”), pode-se resumir que a análise diplomática de um documento tem como objetivo verificar a autencidade desse documento por meio de elementos formais (extrínsecos e intrínsecos), assim legitima-se a natureza jurídica do documento com força probatória.  
       Ademais, a análise diplomática dos documentos arquivísticos é de suma importância para a realização das das tarefas arquivísticas (classificação, avaliação e descrição) e também para a manutenção dos princípios fundamentais da Arquivística.
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Atividade individual 01 - Relato individual a cerca da "atividade em grupo 2", onde cada integrante ficou com uma tarefa específica.


Andréa (Investigador) = Com um especialista do arquivo, poderia ser feito qualquer tipo de pergunta ou questionamentos.
Foram feitas várias perguntas para os arquivistas que trabalham no ACE (Kellen e Eron). Dentre elas é possível citar:

Vocês consideram importante a contratação de mais servidores formados em arquivologia?
Resposta: Não. Eles consideram que já tem um grupo bom de especialistas mas que seria necessário a contratação de técnicos de nível médio para complementar o trabalho.

Vocês acham que seria importante a unb construir ou disponibilizar um prédio maior para o arquivo central?
resposta: Sim, o atual prédio não possui o tamanho, as características e exigências para a instalação do arquivo intermediário e permanente de toda a Universidade.

O ACE oferece suporte para os diferentes departamentos e institutos da Unb?
resposta: Sim, temos um programa de consultoria e auxílio que é ofertado para toda a Unb.

Existe um plano de fluxo e processo de trabalho no ACE?
Resposta: Ainda não, este plano de processo de fluxo de trabalho está sendo construído e se pretende utilizar o bizage como ferramenta de construção e descrição de processos de trabalho do ACE e de manuais operacionais.

O ACE possui um arquivo permanente de fotografia?
Resposta: não, possui um depósito de fotos apenas.

Existe um setor de higienização no ACE?
Resposta:Não, isto é feito de forma insipiente.

O plano de classificação para atividade fim atende as especificidades da Unb?
Resposta: A UnB utiliza dois planos de classificação que se complementam: o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública: Atividades-Meio, aprovado pela Resolução nº 14, de 24 de outubro de 2001, do Conarq; e o Código de Classificação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-Fim das Instituições Federais de Ensino Superior, aprovado pela Portaria nº 092, de 23 de setembro de 2011, do Ministério da Justiça/Arquivo Nacional. Ambos os códigos utilizam o método de classificação decimal. De modo geral os dois planos atendem parcialmente, o ideal seria formular um novo plano de classificação para a unb. 

Cássio (Jornalista) = Perguntaria para pessoas aleatórias sobre o ACE
Uma atividade que pós a prova os conhecimentos sobre o ACE dos alunos do campus Darci Ribeiro.
O intuito desse papel era saber por meio dos alunos como  funciona o Arquivo da Universidade. 
Vários foram os entrevistados, as resposta bem inusitadas:
- Conversando com 2 alunos, estudantes de Letras, os mesmo puderam informar a localização do ACE com exatidão, que acreditavam que toda a documentação das secretárias ia em algum momento para posse do Arquivo Central, e deram breves e acertados conceitos sobre o ciclo documental, arquivo corrente, intermediário e permanente.
- Um aluno de historia indagou a importância de registros históricos, porém defendeu que esses eram como obras raras e estariam em posse da BCE, cabia ao arquivo central a guarda dos processos protocolados da universidade.
- Um grupo de alunos na fila do 110, cerca de seis, não soube informar onde ficava o ACE e nem que tipo de documentos poderia estar guardados lá.
-Uma estudante de Psicologia, caloura, interessada em quais arquivos poderia estar no ACE, questionou se as documentações de ingresso na Universidade estariam em posse no ACE, e se não estava, onde estaria e por que a cada novo processo seletivo teria que apresentar a mesma documentação, isso porque ela vinha para segunda graduação na UnB. Tais perguntas não soube responder com  certeza, mas chegamos a conclusão que a documentação estaria na SAA ou no CESPE.
No fim exercer esse papel foi divertido, entender a visão dos demais alunos de outros curso para o ACE foi no minimo preocupante, pois lhe faltam maiores informações e entendimento específicos das funcionalidade do setor e do curso também. 


Pedro (Observador) = Teria acesso a parte do arquivo central, mas só poderia observa-lo.

Nessa atividade, os grupos foram divididos em 4 funções e cada uma delas deveria cumprir uma tarefa específica. Na minha função, eu deveria visitar o arquivo e observar todos os documentos que ali estavam. Antes de ir ao arquivo, o professor passou as orientações e salientou algumas "regras" que deveríamos seguir. Ele mencionou que não poderíamos tirar foto e nem anotar nenhuma informação! Tínhamos que observar tudo, entre estrutura e documentação. A missão parecia complicada, pois cada pessoa que ali estava deveria ter uma boa memória fotográfica para lembrar dos tipos e séries documentais que estavam no arquivo do ACE e observar com cuidado e detalhe toda a estrutura. Quando entrei no arquivo, notei que ele possuía alguns equipamentos e materiais que são necessários para a preservação e conservação dos documentos. Entre alguns desses equipamentos, posso citar um climatizador, um desumidificador, ar condicionado, um aparelho medidor de temperatura e umidade, luvas e máscaras etc. A estrutura física do arquivo também me chamou atenção, pois haviam arquivos deslizantes e estantes onde as caixas eram alocadas. Outro fator que posso citar é com relação ao tamanho do arquivo. Confesso que acreditava que ele seria maior do que é, por se tratar do arquivo central da UnB. Após uma primeira impressão da estrutura física do arquivo, fomos desbravar pelas estantes, arquivos deslizantes e por cada corredor do arquivo, em busca dos documentos. Foram muitas caixas com muitas séries e tipos documentais diferentes e interessantes. Entre eles, posso citar os seguintes documentos: Prestação de contas, Tomada de contas, Diplomas, Certificados de extensão , Certificados, Processos, Boletim informativo, Documentos dos departamentos e faculdades, Convênios, Licitações e pregões, Auditoria interna, Atos normativos, Dossiês etc. Depois de mais ou menos uns 40 minutos, voltamos para o auditório onde eu relatei para a minha colega Thatiany tudo aquilo que eu tinha visto no arquivo, para que ela fizesse o relatório da nossa atividade. Na minha opinião, a atividade foi muito interessante e construtiva pois fez com que trabalhássemos em equipe e que cada pessoa se dedicasse ao máximo para fazer a sua parte e contribuir com o relatório final.

Thatiany (Relator) = Coletaria as informações dos demais para constituir a situação mais próxima do real.

Para essa atividade em grupo, exerci o papel de relatora. Fui responsável por ouvir todos os outros colegas que visitaram os diferentes setores ds Arquivo Central da UnB (ACE) para depois compilar as informações e descrever esse Arquivo.
Como já imaginei a dificuldade da situação de relatar algo que não vi, tentei direcionar meus colegas para algumas informações que julgava importante, por exemplo, a descrição física do local, as séries documentais e outros. Dessa forma, eles tentariam filtrar as informações com base nas perguntas e questionamentos que fiz anteriormente sobre o que eu julgava importante descrever. Com isso, esperava que viessem informações co-relacionadas e contextualizadas para a criação do meu relatório de descrever o ACE.
Quando os colegas relataram suas atividades, a minha expectativa foi atendida em grande parte, no entanto, ainda vieram informações “soltas” que foi difícil contextualizar ou entender sem visitar o local anteriormente. Pedi que o observador desenhasse o que viu, estrutura física e me explicasse como funcionava.
Com base nas informações recebidas construí um ambiente imaginário que tenho certeza que não corresponde à realidade. Inclusive, faço uma crítica construtiva para a atividade que é o relator após ouvir os colegas e elaborar seu relatório de visitar o local onde os outros colegas foram para comparar a imagem construída pelos relatos com a realidade, senti falta de ter esse comparativo, tornando a dinâmica mais enriquecedora com seu objetivo de mostrar a importância do trabalho em equipe.
Devido, ainda, a conceitos recebidos ao longo do curso sobre espécie e tipologia documental conforme Belotto, acabamos por fazer uma análise segundo esse modelo, o que para a disciplina e na tendência atual não tem sido considerada uma maneira eficiente de faze-la. Belotto introduziu essa discussão de tipologia no Brasil baseado em modelos espanhóis, sendo que o contexto na Europa de gestão documental é padronizado para as atividades administrativas na grande parte dos países e há uma legislação respeitada para a construção e definição desses documentos. Como no Brasil não há essa padronização, torna difícil entendermos o contexto de um documento com essa forma de tipologia documental conforme proposta por Belotto. Assim sendo, foi nos apresentado o modelo de tipologia onde colocamos a função do documento, “pra quê” ele foi criado.
Em suma, a dinâmica atingiu o objetivo proposto e pudemos aprender a descrever o arquivo e as séries documentais de forma prática, enriquecendo nossa experiência como profissionais.


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